PORQUE É IMPORTANTE FAZER PARTE DO GRUPO “AVIAÇÃO, INOVAÇÃO & GESTÃO”

O espírito de trabalho do grupo “Aviação, Inovação & Gestão” pretende ir muito além da mera divulgação de técnicas e práticas gerenciais consolidadas nas lides aeronáuticas. Temos a ambiciosa meta de (no sentido saudável) , através da criação de atmosfera plena de otimismo e visão de futuro, propor uma atitude transformadora que aprimore a comunicação entre as pessoas, melhore a produtividade das organizações e revise positivamente os processos de trabalho, tornando mais construtiva a vida do ser humano – este, o nosso grande objetivo fim.

Assim sendo, hoje vamos abordar melhorias que a engenharia aeronáutica trouxe para nossas vidas e muitas vezes nem nos damos conta.

E para ilustrar estes avanços, neste post vamos falar do seu carro, meu caro leitor.

Não é de agora que as inovações da aviação ajudam a melhorar a segurança e o desempenho da indústria automobilística. O hoje em dia tão comum ABS (Anti-lock Breaking System – Sistema Anti Bloqueio), que evita derrapagem dos pneus , já era uma realidade na aviação militar britânica desde aos anos 1950, foi adaptado a seguir pelos fabricantes de motocicletas , voltou à prancheta aeronáutica para ganhar componentes eletrônicos (sistema de freios do Concorde), chegando finalmente ao setor automobilístico nos anos 1970/80.

O filme exibido no final desta matéria mostra os testes com incêndio provocado/controlado em laboratório  para pneus de jato , evidenciando a importância de um sistema ABS para evitar que se chegue a este extremo.

O design (e a funcionalidade atrelada) das peças de aeronaves também encontram eco nos modernos automóveis, como pode ser observado na figura abaixo, o qual exibe a similaridade de design do sistema HOTAS (acelerador com múltiplas funções) de um caça Boeing F-18 com o cambio de um automóvel Audi A-4 modelo 2016, que segue a mesma filosofia de projeto :

 

                                                         Punho de aceleração de jato F-18 e cambio de Audi A-4: funcionalidade e ergonomia.

 

A mais recente  inovação aeronáutica a ser adaptada para as estradas é o sistema HUD (Head Up Display – Visor Acima da Cabeça), uma projeção holográfica de dados de performance essenciais que os pilotos veem no cockpit do avião. Apesar do preço proibitivo restringir seu uso aos automóveis de luxo no momento,  é uma tendência a se consolidar nos modelos mais populares. Nas ilustrações abaixo,  um HUD de avião Lockheed C-130 Hércules é comparado com o existente numa BMW E-60.

                                                               Visor HUD em avião Hércules e automóvel BMW:  racionalidade e segurança .

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Traga seus conhecimentos, aguce nossa curiosidade e, sobretudo, nos contamine com seu otimismo !

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6 Comments

  1. É interessante perceber como a aviação sempre fez parte da nossa vida. Na infância ficamos admirados com a capacidade dos aviões de voar como os pássaros ao contrário de nós que não podemos fazer como os nossos super-heróis favoritos. Mais tarde vem o desejo de nos incorporar a essas máquinas maravilhosas – que teimam em desafiar a gravidade e o nosso bom senso – e pilotá-las. Por fim, na idade adulta, temos a oportunidade de descobrir o quanto há do dia a dia de nossas vidas nos pequenos detalhes da aviação que nos mostram como encarar desafios e lograr o êxito em toda a gama de atividades a ela vinculadas, sejam pessoais, emocionais, gerenciais, etc. Muito bacana!!!

  2. Parabéns meu amigo. Excelentes observações! Conhecimento só tem valor se for compartilhado.

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