O LEGADO DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

Dia 22 de abril comemoramos o descobrimento oficial do Brasil. Esta também foi  a data escolhida para homenagear a aviação de caça brasileira.  Nesse exato dia, no ano de 1945, o 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) atingiu o ápice de sua participação na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Muito já se foi dito sobre a participação brasileira naquela guerra, mas eu só quero destacar um ponto: o Brasil estava do lado correto do conflito. E não foi o lado certo porque se sagrou vencedor nem porque se tornou o mais forte ao longo do tempo, mas sim porque  foi a coalizão de países e idéias que moldou o mundo de maneira mais democrática nos anos que se seguiram aquela guerra.

 Era um flagrante contraponto às terríveis ideologias que o Eixo estava impondo nos países que ocupou.

Uma onda de liberdade varreu o planeta em 1945 e temos orgulho de nosso país ter dado sua colaboração para que a mesma vingasse. A própria configuração política brasileira mudou naquele ano, porque as forças armadas já não viam sentido na contradição de , havendo derramado sangue brasileiro em solo europeu para derrubar as ditaduras de lá, serem obrigadas a conviver com um regime de exceção em seu próprio país. E naquele mesmo ano deram fim aos 15 anos da ditadura de Getúlio Vargas.

Não foi pouco o que os jovens pilotos brasileiros fizeram nas terríveis condições do campo de batalha italiano, sob meteorologia inclemente e enfrentando o pesado fogo antiaéreo alemão (a temida Flak). Mas foi muito o que os nossos militares fizeram pelo País quando de seu retorno, ao redemocratizar o Brasil.

Pela memória dos  que tombaram em combate,  pela contribuição a causa dos Aliados e, principalmente, por sua contribuição a normalização do país em 1945, rendemos nossa sincera homenagem aos pilotos do “Senta a Pua”.

Que seus valores sejam sempre  os nossos.

Veja abaixo o sensacional documentário do diretor Erik de Castro que conta a história dos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

Você também poderá gostar de :

UMA MENSAGEM ESQUECIDA DE PÁSCOA: AVIÕES, CHOCOLATES E SOLIDARIEDADE

Posted in Uncategorized and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *