FORÇA AÉREA LANÇA LIVRO HISTÓRICO EM SÃO PAULO

Neste dia 5 de abril o INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) lançou nas dependências do Circulo Militar de São Paulo  o livro História Geral da Aeronáutica Brasileira (1956-1966).

 

Dada a importância que este compendio tem na narrativa da Aviação Militar Brasileira, só hoje nós conseguimos juntar e compilar todos os dados alusivos e  dedicar  o devido tempo necessário à elaboração de uma matéria cuja densidade estivesse à altura desse merecimento.

 

O período abordado neste volume (1956-1966) talvez seja um dos mais conturbados (e portanto historicamente mais ricos) de toda a existência da Força Aérea Brasileira (FAB), dado o fato que retrata um Brasil que questionava a si mesmo pela via das armas.  São fatos,  máquinas aéreas e homens que não podem nem devem ser esquecidos e, ter a oportunidade ao vivo e a cores de ouvir sua narração por quem viveu um período dos mesmos (Coronel Dellamora) nos traz muita satisfação e  orgulho de ser brasileiros.

Palestra do Cel Av Dellamora

Ao conhecer a história do Brasil em suas minúcias, percebemos que só há um caminho à seguir: o de amá-lo mais, pois trata-se de uma viagem de encontro à um País que sempre teve gente que , independentemente do posicionamento político ou viés ideológico, não mediu esforços para mudar a conjuntura de seu tempo segundo aquilo que acreditava ser o correto.

Cel Av. Marco Aurélio de Mattos, Cmte Robinson, Cel Av. Francisco Dellamora e Cel Av. Reginaldo S. Guimarães

Quero deixar aqui meu agradecimento ao Tenente Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann , aos Sargentos Carlos, Gaspar e Maurício (todos do INCAER),  e aos demais civis e militares que muito nos auxiliaram  no evento.

O livro  (que faz parte de uma coleção que de 5  volumes) pode ser adquirido separadamente ou junto com os outros tomos, no endereço abaixo:

Endereço: Clube do Livro do INCAER
Praça Marechal Ancora 15-A – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-000
Telefone: (21) 2101-6125
Você também poderá gostar de:
Assista entrevista do Brigadeiro Pohlmann:
https://www.youtube.com/watch?v=0lwG27U5tQc&t=60s
Posted in Uncategorized and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *