BOAS INFORMAÇÕES PODEM GANHAR BATALHAS E ALAVANCAR NEGÓCIOS- 1a PARTE

O texto a seguir foi extraído e adaptado do Livro “As Leis de Sucesso dos Pilotos de Guerra”.

Em 1939 o Serviço Secreto da Polônia havia roubado uma máquina de códigos de comunicação alemã (a famosa Enigma) e a repassaram aos britânicos. De posse dela, estes últimos conseguiram, graças principalmente ao trabalho do brilhante matemático Alan Turing (1912-1954). decifrar boa parte das comunicações militares e diplomáticas alemãs, as quais eram criptografadas pela Enigma. Desta forma, podiam saber de antemão todos os movimentos inimigos, sendo possível tomar as medidas defensivas antecipadamente.

Há quem sustente que as informações prestadas pela equipe de Turing teriam encurtado a duração da Segunda Guerra em dois anos. Se o radar fez o papel dos olhos da RAF (Royal Air Force, Força Aérea Real da Inglaterra), Enigma certamente fez o papel dos ouvidos !

Esta história pode ser conferida no excelente filme “O jogo da Imitação”, do diretor Morten Tyldum ( EUA/Reino Unido, 2014, 115 minutos)  .

A quebra de códigos dos germânicos permitia a liderança britânica saber, de maneira antecipada, as respostas as perguntas que mais interessam aos planejadores militares em relação ao inimigo, quais sejam: Quem, O que, Quando, Onde, Como, e Porque. Em suma, ela prognosticava:

– Aonde estão os exércitos inimigos;
– O que eles estão fazendo;
– Quantos eles são;
– Que armas tem ;
– Quais seus pontos fracos;
– Qual seu grau de treinamento;
– Quais seu planos no momento;
– Como é a personalidade de seus comandantes etc.

Maquina decodificadora Enigma usada pelos alemães

Maquina decodificadora Enigma usada pelos alemães

Não importa o quanto britânicos e poloneses tenham gasto para obter a máquina de códigos alemã, ela valeu cada centavo, pois proporcionava informações valiosíssimas: o estado de apronto dos aviões inimigos, situações dos comandantes, data, horário e direção dos ataques etc

Este fato nos ensina a Lei número 85: A boa informação não tem preço. Caro é decidir errado e desastrosamente em função de dados incorretos ou desatualizados.

Sucesso e boas informações são indissociáveis as duas coisas andam de mãos dadas, e o sucesso nunca alcança a maturidade se ficar órfão de boas informações. Se Você duvida disto, comece a observar a trajetória de políticos vitoriosos, empresários bem sucedidos ou artistas que estão sempre em evidência. Esta gente tem em comum o fato de estar sempre bem informada, ou, se não lhes sobra tempo para isto, tem à seu serviço uma equipe encarregada de lhes proporcionar as melhores informações que estão á disposição no mercado em tempo hábil de tirar o melhor proveito possível.

Lei número 86: Pessoas bem sucedidas sabem que precisam de boas informações porque estas lhe permitem antecipar tendências . Interpretar tendências “em cima do laço” nos deixa com pouco tempo e espaço para adotar ações corretivas.

Confira o Trailer de “O jogo da imitação abaixo”.

 “As Leis de Sucesso dos Pilotos de Guerra” pode ser lido gratuitamente em : http://amzn.to/1TnIVft

Você também poderá gostar de http://robinsonfarinazzo.com.br/o-pai-das-marinhas-nucleares/

Posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *